Jardim São Luís

O Lar Maria Albertina está localizado no distrito do Jardim São Luís, pertencente à região do M’Boi Mirim, zona sul da cidade de São Paulo.

O Censo de 2010, mostra o distrito Jardim São Luís como o 6° mais populoso da cidade de São Paulo com uma população de 267.861 habitantes.

Entre as subprefeituras de São Paulo, a região do M´Boi Mirim tem o terceiro maior índice de homicídio de jovens do sexo masculino de 15 a 29 anos, por cem mil habitantes dessa faixa etária e sexo, segundo dados do Observatório do Cidadão (2015). E já foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a região urbana mais violenta do mundo.

são luis2

A região detém o 2º e o 3º maiores índices de abandono escolar no Ensino Médio e Fundamental, respectivamente. Também configura o 2º pior índice de nascimentos de bebês com baixo peso entre as subprefeituras do município, de acordo com o observatório.

Indicadores da região do Jardim São Luís:

  • 80% das famílias têm renda mensal de até R$ 722,00.
  • 25% das moradias não têm serviços de saneamento básico;
  • Na maioria das famílias, a mãe é solteira e a única provedora;
  • Há um elevado índice de violência doméstica;
  • 17% dos moradores estão em áreas de alto ou muito alto IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social);
  • Acervo público de livros infanto-juvenis: zero livros por habitante de 7 a 14 anos

Por conta desse cenário e indicadores, o Lar Maria Albertina e sua mantenedora, a Associação Cultura Franciscana – ACF, batalham para manter o oferecimento de ensino de qualidade gratuito.

Fontes: Rede Nossa São Paulo, Observatório Cidadão, Programa Cidades Sustentáveis.